quinta-feira, 26 de julho de 2007

“Memórias Póstumas de Brás Cubas” – Machado de Assis


Depois d’Os Maias, viajei para Sul, mais propriamente para o Brasil, à procura de um contemporâneo do nosso Eça, o brasileiro Machado de Assis (talvez porque já andava para o ler há muito tempo, ou talvez porque tenha metade da família no Brasil neste momento), autor de outro grande clássico da literatura em língua portuguesa, as “Memórias Póstumas de Brás Cubas”. E que viagem. Comecei há dois dias e já vou quase no fim.

Numa primeira apreciação, a distância que separa o humor de Eça do de Machado de Assis é muito curta, sobretudo no que aos amores, desamores e traições amorosas diz respeito. Mas o português brasileiro de Machado de Assis presta-se sem dúvida mais à comédia.

Pelo palavreado: “Não digo que a Universidade me não tivesse ensinado alguma; mas eu decorei-lhe só as fórmulas, o vocabulário, o esqueleto. Tratei-a como tratei o latim – embolsei três versos de Virgílio, dois de Horácio, uma dúzia de locuções morais e política para as despesas da conversação. Tratei-os como tratei a história e a jurisprudência. Colhi de todas as coisas a fraseologia, a casca, a ornamentação"

Pela capacidade comunicativa: “Veja o leitor a comparação que melhor lhe quadrar, veja-a e não esteja daí a torcer-me o nariz, só porque ainda não chegamos à parte narrativa destas memórias. Lá iremos. Creio que prefere a anedota à reflexão, como os outros leitores, seus confrades, e acho que faz muito bem”.

Pelo ir directo ao assunto e sem papas na língua: “Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis”.

Tenho lido as memórias brasileiras do meu cunhado sobre a sua actual estadia no Brasil (ANAUEL) e dá realmente para perceber que aquele país transborda de humor. Mesmo quando pretende ser sério. É fantástico.

Seguir-se-ão outras apreciações das memórias de Brás Cubas brevemente. Se não acabar o livro já hoje... Tenho de descobrir mais autores brasileiros – uma ajudinha, vai?...

3 comentários:

anauel disse...

Que cena, tenho o Brás Cubas na minha listinha para levar para aí! Ainda bem que estás a gramar. Estou mortinho por lê-lo.

A minha amiga Anita diz que deu barraca, pois começaste pelo melhor! Deixaste os outros um pouco em maus lençóis... Mas ela diz para ires ao Lima Barreto.

Covas Dauro disse...

Sabes como é, gosto sempre de ter o melhor à mão. O único problema com o Brás Cubas é que nem dá para o gasto. Comecei há dois dias e hoje devo acabá-lo. Não dá para parar de ler, nem para parar de rir. Vou já começar a procurar esse Lima Barreto. Obirgado e até breve. A Carla agradece o desenho.

Para o ano somos nós que estamos aí!!!

Anónimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu

Directory of Books Blogs Blog Directory Add to Technorati Favorites